9.12.07



Eu, "Atacando" De Barbara Heliodora. *

A cena inicial de Closer, o filme, é uma das coisas mais legais do "cinemão" americano. Se você não viu, veja. O filme não é excepcional como alardearam, mas a cena inicial e a cena da Internet são ótimas.

Já notaram como a propaganda boca-à-boca, todo mundo dizendo que é muito bom, faz um filme mediano virar O FILME....O marketing da pirataria também ajuda. O MUNDO diz que Tropa de Eleite é esplêndido... Pra mim, no fundo é só um filme de roteiro fraco, um amontoado de clichês sobre o BOPE e a violência no Rio. O Wagner Moura narrando a história é monocórdio e os bordões tipo "fulano você é um fanfarrão" repetidos á exaustão por cem por cento da população que me cerca, tá me dando uma "canseira". rs. Ainda bem que não foi o escolhido para representar o Brasil no Oscar. "O Ano Que Meus Pais Saíram De Férias" é um pouco menos ruim.

Somente meu ponto de vista, pra quem AMOU o filme. rs . Já arrumei alguma polêmica por achar Tropa De Elite um nada, um tédio . Quem sabe não arrumo mais uma. rs. Ahhhh e só pra ser um pouco mais "do contra": não, não acho o Wagner Moura um "gato"...rs Acho ele "cabeçudo", sabe aquelas pessoas que tem mais testa que rosto ? E ele tem o olho caído, uma cara de quem comeu e não gostou...rs
Sou difícil de gostar muitíssimo de um filme. Tem que ter uma boa história, diálogos, continuidade, começo, meio, fim e principalmente ser bem fotografado e ter uma belíssima trilha sonora.

O que é a trilha sonora de Tropa de Elite ??? Cidinho e Doca ?? "Papapararararapaplactpum/ Parapapapapapapapa/morro do dendê é ruim de invadi/ nós com os alemão vamo nos diverti"...E ainda tenho que aturar toques de celulares com isso... rs.

Preconceituosa eu ? Convenhamos, gostaria que o Brasil fosse mais conhecido pelo gosto por Tom Jobim...


* Pra quem não conhece Bárbara Heliodora : crítica teatral mais importante e temida do País tem sempre a certeza de não ser condescendente com peças ruins. Também conhecida como a mais "azeda" das "azedas" rs...

37 comentários:

Janaina disse...

Ahhh não fala assim de Tropa de Elite não... eu gostei taaaannntooo!! E eu queria tanto o Cap. Nascimento dando ordens no meu ouvido... (se é que você me entende)
Adorei Closer. Um dos melhores filmes que eu vi nos últimos anos foi Crash. Você gostou?
Beijos!

Ingrith disse...

Adorei o que vc falou de Tropa de Elite, só fez sucesso por conta da pirataria, mas o filme é sem noção mesmo... só o Wagner Moura pra dar um glamour ao filme (ah desculpa, vai, mas ele é tudo de bom!)

By Ana D disse...

Eu vi os dois Crash. Crash - No Limite com a Sandra Bullok e Crash - Estranhos Prazeres com a Holly Hunter. Os dois são pertubadores. rs...O segundo então...rs

Renan Accioly Wamser disse...

O Brasil ser conhecido pelo gosto por Tom Jobim?
Creio que Tom Jobim n�o define em nada a cultura brasileira, est� mais para um cara burgues formado musicalmente em algum p�is estrangeiro e que faz m�sica muito bem. N�o posso recusar tal afirma�o sobre ele, mas o verdadeiro artista brasileiro � aquele que viveu o Brasil e conhece o estado real das coisas. N�o um bo�mio burgues que fica sentado nos bares de Copacabana demonstrando a beleza do Corcovado.
O Brasil � definido em dois compositores: Tom Jobim e Jorge Ben. Eu fico com o segundo, porque falar de um cara que canta o Brasil e sua cultura popular condiz com nossa realidade.
=D

Jana disse...

Well eu nem opinar posso, pq não vi Tropa de Elite até agora. Sim, eu sou um et. não vi. um dia eu vejo eu acho, ai te digo... Agora eu não consigo me lembrar de um filme q eu tenha dito, pqp q filmaço...

mas pode ser só pq hj eu to num dia de chata rsrsrs

Beijos

By Ana D disse...

Bom, Renan, digamos que Tom Jobim e Jorge Ben, independentemente de seus estilos de vida (burguês, alternativo, popular, boêmio e tals) têm lá seu valor artístico e é somente nisso que me baseio. rs. E o sentimento do povo brasileiro pode ser descrito com a bela poesia dita elitista - injustamente - de um burguês talentoso, como também pela poesia fácil e popular e bonita de um cantor bem humorado e acessível. Pena que por questões de marketing e mídia, nenhum dos dois cai no gosto popular. Confesso, que apenas por questão de preferência pessoal, o piano tocando ao fundo desta poesia, me emociona profundamente.

Rua,
Espada nua
Boia no céu imensa e amarela
Tão redonda a lua
Como flutua
Vem navegando o azul do firmamento
E no silêncio lento
Um trovador, cheio de estrelas
Escuta agora a canção que eu fiz
Pra te esquecer Luiza
Eu sou apenas um pobre amador
Apaixonado
Um aprendiz do teu amor
Acorda amor
Que eu sei que embaixo desta neve mora um coração

Vem cá, Luiza
Me dá tua mão
O teu desejo é sempre o meu desejo
Vem, me exorciza
Dá-me tua boca
E a rosa louca
Vem me dar um beijo
E um raio de sol
Nos teus cabelos
Como um brilhante que partindo a luz
Explode em sete cores
Revelando então os sete mil amores
Que eu guardei somente pra te dar Luiza
Luiza
Luiza

Mas

Chove chuva
Chove sem parar
Chove chuva
Chove sem parar

Pois eu vou fazer uma prece
Pra Deus nosso senhor,
Pra chuva parar
De molhar o meu divino amor

Que é muito lindo,
É mais que o infinito,
É puro e é belo
Inocente como a flor

Por favor chuva ruim,
Não molhe mais
O meu amor assim...

Também esta´OK... rs

Márcia disse...

Eca!! Que menina mais azeda :-(
Hehehehe, adorei a crítica, Aninha queridíssima, loviú
dia lindo
beijos
*WM é tudibom simmmmmmmmm

Cin disse...

Oi Flor, adorei que vc quis participar do amigo oculto, o Júnior já te mandou um e-mail de confirmação dá uma olhada na sua caixa.
Bjos e ótima semana!

Estava Perdida no Mar disse...

Ah...detesto a Barbara, mas é fato de que ela é show no que faz. Tropa de Elite eu acho o máximo, mas para quem mora no RJ fica cansativo porque convivemos com isso diariamente, preferia mesmo um pouco do RJ ao olhos de Tom Jobim...tão mais doce e mais lúdico.
Closer...ah este filme me persegue. Nem tem a ver com qualidade das cenas nem nada disso (mesmo a trilha sendo ótima) tem a ver com a história mesmo. Me enlouquece toda vez que vejo...é reflexo no espelho.
Beijos

Polly disse...

eu curti tropo de elite...mas realmente não é um GRANDE filme...
é um documentario jornalistico uhauhauhauha e nem acho o wagner moura bonito tbm uhauhhua ele tem cara de ressaca :x
bjusss

Anônimo disse...

Bem,eu não assiti Tropa de Elite e nem pretendia. Mas tá tanto falatorio em cima do filme que preciso ver pra poder opinar.
E concordo com vc,ANA,preferia que fossemos conhecidos sobre nossas belezas,e não sempre com violência ou pobreza.

Beijos!!


http://www.ramsessecxxi.blogger.com.br

A que está escrita. disse...

Adorei o ataque de Barbara Heliodora! Eu também acho que o filme não é grande coisa! thriller nacional!

Beijo!

Anônimo disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHA

ei, nem vem. capitão nascimento é um c-h-a-r-m-e.
e eu gostei de Tropa de Elite, mas não pra representar o Cinema Brasileiro no Oscar..

By the way, vou ver O Ano que Meus Pais Saíram de Férias.

beijo

Pitanga Doce disse...

Oi Ana, espera aí que eu já volto. Vou comprar pão!
UAU! O Rio tá uma sauna.

beijos

A que está escrita. disse...

ô, ana, obrigada pela visita! Volte sempre ao "colar"! É mesmo uma pena que as pessoas esqueçam do ES, que tem paisagens naturais de tirar o fôlego.

Bill Falcão disse...

Barbara Heliodora é importante porque é uma exigência de qualidade, Aninha!
E Tom Jobim é essa qualidade. Sempre lembro dessa música, quando vou em direção a Copacabana:
"Minha alma canta,
vejo o Rio de Janeiro..." (Samba do Avião)
Bjuuusss!!!

Li disse...

Ah, fiz um comentário super legal... mas não foi possivel enviar e perdi tudo, até a inspiração. Poxa vida!!
Mas resumindo, eu concordo com você com relação ao filme Tropa de Elite, quanto ao Wagner Moura e quanto ao Tom Jobim, tá?
Aproveitando para agradecer o carinho e a visita ao meu Cantinho e quero te dizer que o Amor e a Dedicação ao ser humano, seja ele quem for é a chave que com certeza abre a porta de um mundo muito melhor!
Um grande beijo!

Ordisi Raluz disse...

Agora deu inveja nimim e me tornei num crítico também, rs.

Grato pelos votos de boa sorte.

Beijos autografados.

AnaLua disse...

Adorei a crítica, muito boa. Mas concordo também em gênero, número e grau com a janaina starciani (se é que vc me entende...)
Eu não conhecia a Bárbara Heliodora, mas gostei imensamente do nome, sonoro, vc tem que praticamente soletrar... eu gosto das palavras (se é que vc me entende>>>)

Beijo grande, conterrânea!

Cris* disse...

não vi tropa ainda e confesso que estou sim com vontade de ver para ver colé dessa galera que fica cantando a musiquinha e para saber as gírias porque, afinal, quem não as conhece, está por fora! haha acabei de ler o que você disse de fanfarrão e me toquei porque duas pessoas já me chamaram de fanfarrona no messenger. é a gíria do momento? rs..

quando vi closer me desapontei. falou-se tanto de que esse era O FILME, que, quando vi, pensei para mim: nossa, é disso que as pessoas tanto falam?
mas, sim, a cena inicial merece seus créditos, tal como a frase (ó só, tô fazendo como os imitões do bope): hello, stranger! :)

bjs

Anônimo disse...

Cada um tem o direito de dizer o quê pensa mas está na moda ser azedo e falar mal de tudo.Ela está na moda.

Haya disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, eu tb queria mt o capitão nascimento dando ordens no meu ouvido. "Quem manda nessa porra sou eu!!!". Gsuz!!! Menina, não é que depois de milênios eu to de volta. Ai Deus, que felicidades rascunhar algumas letras novamente!

Cin disse...

Menina eu penso o mesmo que vc sobre Tropa de Elite, mas admiro sua coragem de expressar isso sem ter medo de ser linxada na rua rs
Só tenho algo a acrescentar sobre o Wagner Moura: bonito ele não é meu, mas tem um charmezinho sim confessa vai? rs
Bjos Bárbara Heliodora..ops Ana D...

Bárbara Lemos disse...

Tom, Chico e Vinícius... não queria mais nada da vida. Risos.

Eu gostei de Tropa de Elite como uma produção cinematográfica, prova disso é que o público apaixnou-se e as críticas foram boas (em sua maioria). O que detestei foi o retrato que o filme dá de "todo favelado é criminoso". Também não acho o Wagner Moura um gato, mas ele é sim um bom ator. Acho que a trilha sonora condiz com a realidade atual da periferia do Rio, não?


Beijo meu.

By Ana D disse...

B, sim, na periferia do Rio e em todo Brasil e até nos ditos ambientes de "patricinhas" e "mauricinhos" este tipo de música (?) toca sem cessar e é isto que me deixa frustrada: gostaria que no Brasil se apreciasse a boa música de qualidade. Do samba autêntico ao Tom Jobim.
Wagner Moura e Tropa de Elite são endeusados pela mídia, por conta do marketing da Globo e isto influência às pessoas. No meu ponto de vista ( e todos são livres pra opinar), como já disse são apenas medianos (sendo bem generosa). rs. "Bejo"

Anônimo disse...

Eu não vi tropa de elite ainda (e acho que não vou ver), mas concordo com você: o Wagner Moura NÃO é um gato! Em absoluto. Sou muito mais meu marido... (claro, né?! rs).

Vou te colocar lá nos meus amigos, então.

Beijinhos.

Anne disse...

Minha querida Aninha do coração (to adulando primeiro, vai vendo...)

Tu sabe q eu te amo, mas LARGA MÃO DE SER CHAAAATA mulher!!! Prefiro vc dando uma de Ana mesmo, pq essa coisa azeda não combina contigo...hasuhasuaush.

Eu amei o filme, ri mto com aquele funk disgramento (odeio funk) e sinceramente, eu não reclamaria se tivesse aquele cabeçudo do W. Moura lá na minha casa gritando "pede pra saiiiir"...ahsuahsuahs. Te falo, eu ia ser uma fanfarrona...kakaka

Não podia perder de te incomodar, né? Mas tu é uma flor, ainda bem q foi só uma fase para um comentário sobre o filme...rsrsrs

Bjokas

Alba Regina disse...

muita calma nesta hora! primeiro: eu assisti closer. duas vezes. tentei gostar.não consegui. juro. mas para tentar compreender ( pq minha filha adora ama bla bla bla) fucei na internet e consegui encontrar o roteiro. diálogos, texto, enfim. e a-mei! juro. amei o filme escrito. vai compreender.ou melhor, me compreender. quanto a tropa. sim, eu gosto. devo ser mais uma carioca revoltada q por isso adorou o filme. enfim...sim, eu adoro tom jobim e vinicius ( eram as minhas canções de ninar !!! ) e bebel gilberto e tudo oq há de bom gosto nessa vida ... ah! wagner moura? eu queria ele pra mim!!! ( adorei seu texto. sério ).prazer em conhecer vc viu?! beijo!!!! ;)

By Ana D disse...

Anne kkkkkkkkkkkkkkkk (rindo muito do teu comentário), assim ó, eu sou muito chata quando implico e num gosto de uma coisa. E sem querer apavorar, mas EU SOU AZEDA á bessa quando num gosto de uma coisa, num é só uma fase não kkkkk ...E como disse, obviamente não seria unânime O TROPA...Tem gente que amou, tem gente que gostou e tem gente que depois de tentar profundamente gostar do "filme", foi fazer brigadeiro na cozinha da metade pro fim, porque achou chatíssimo ....kkkkkkkkkkkkk Enfim....rsrsrs....Ass. Ana Azeda D rsrs

Anônimo disse...

Acho muito válida a sua crítica, mesmo que não siga o mesmo fluxo da maioria da população. As pessoas não aceitam o fato de alguém ter idéias e opiniões diferentes. Eu gostei de Tropa de Elite, e nem sabía que a música vai além do "papapa"...
Beijos!

Anônimo disse...

Ah, esqueci o link do blog!
http://bruxadeblu.zip.net

Alba Regina disse...

ahahaha...vamos combinar? as "atormentadas" são minhas prediletas ever ... sylvia plath, ana cristina cesar, virginia woolf,anne sexton, clarice lispector, katherine mansfield ( esta nem tão atormentada assim ), cecíla meireles ... acho até q daria um ótimo roteiro para um filme!!! ;) smack!

Anne disse...

"Show me your dark side, baybeeee"...ahsuahsuhaushuas

Aninha, tooooodo mundo é azedo de vez em quando, eu não...eu sou um verdadeiro trator desgovernado, um canhão sem mira, uma bola de demolição voando sem rumo qdo to com raiva ou não gosto de algo...

Sinceramente, eu não me acho azeda, mas sou extremamente sincera e brutalmente direta (com suavidade, claaaro.

Amo pessoas assim, gente mto certinha ou mto calminha é mto chata tb....hasuahsuhaush. Pode contar sempre com o meu humor nos comentários, a menos q seja um dia azedo...rs

Bjokas

By Ana D disse...

Mostrei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

E concordo q gente linear é monótona e não me chama atenção... Gostei do "brutalmente direta, com suavidade"...haha

Anne disse...

Quando é que tu vai me adicionar no teu msn (se é q tu tem) pra gente poder falar abobrinhas em tempo real e eu nao usar todos os comentários aqui??? HSuHASUhAUShaS. Se vc tem, me avisa que eu te passo o meu por mail, ou manda o seu pro mail q tá no meu perfil, ok???
Bjosssssss

L.S. Alves disse...

Nem Jor nem Tom o negócio mesmo é o Chico.
Não vou comentar o T.E. por que ainda não assisti o filme. O W.M. com certeza não é bonito, mas é um ator competente.

Anônimo disse...

Eu com certeza sou a única pessoa do planeta que ainda não viu o "Tropa"huahuahau

Vou ver, ai...vou ter que ver...

=*